Transmissor FM caseiro com BC547
- Marlon Camelo
- 11 de out.
- 2 min de leitura
O Circuito transmissor de FM é projetado utilizando um único transistor NPN BC547.Este mini transmissor FM produzirá um sinal de FM a uma distância considerável. O circuito transmissor FM foi projetado para entrada de voz por meio de um microfone de eletreto. Se você quiser transmitir um sinal de áudio direto, remova o microfone de eletreto e aplique o sinal de áudio no terminal da base, na junção de R1.
Usando um fio longo ou uma antena aérea, podemos aumentar a distância da transmissão FM.O capacitor variável C2 e a bobina L1 determinam a frequência portadora do sinal FM, e deve-se sempre escolher faixas de FM livres, não comerciais.
Diagrama do circuito

Componentes necessários:
Microfone de eletreto
Transistor NPN BC547
Capacitor variável de 100pF
Capacitores de 0,001µF e 22pF (um de cada)
Antena aérea ou fio de cobre rígido
Indutor de 0,1µH
Resistências de 4,7KΩ e 330Ω (uma de cada)
Construção e funcionamento
Este circuito transmissor de voz FM com um único transistor pode gerar um sinal portador de FM entre 50MHz e 160MHz, utilizando o circuito tanque formado por C1 e C2. Aqui, o transistor BC547 está configurado como emissor comum, e o sinal de entrada é captado pelo microfone de condensador. Se você desejar uma frequência portadora fixa, basta calcular a oscilação do circuito tanque de FM (L1 e C2) e escolher os componentes de acordo com a frequência desejada.
Este circuito funciona com uma fonte de 9V DC e foi projetado para operar também com bateria de 9V. Devido ao uso de um único transistor e componentes externos passivos, este transmissor FM consome uma quantidade muito baixa de energia.
Caro leitor, recomendamos para você:
Se você está aqui é porque ama eletrônica, e para melhorar em seus projetos, te convido a conhecer o curso de eletrônica básica, clique aqui para conferir nossas aulas em vídeos.



Comentários