Dicas de eletrônica antes do conserto
- Marlon Camelo
- 13 de out. de 2021
- 1 min de leitura
1 Chave Seletora
Antes de ligar o equipamento na tomada verifique se o cliente mudou a chave seletora de tensão. Já é um início para o diagnóstico correto.

Se a rede na região for de 220V e o aparelho veio com a chave virada para o 110V provavelmente queimou um ou mais destes itens: fusível, ponte retificadora, capacitor, mosfet e ci gerador de pwm.
2. Teste no balcão
Antes de iniciar o conserto ligue o equipamento na tomada na presença do cliente, alguns usam de má fé e omitem ou nega a existência de algum defeitos, outros alegam que o equipamento antes de ir para a eletrônica estava ligando, portanto faça o teste na presença do cliente. Há pessoas que levam o aparelho para a eletrônica após 2 anos e chegam falando que antes estava ligando, mas agora não está mais.
3. Cabo de força
Verique o cabo de alimentação e a caixa do fusível antes de desmontar. Quando o cabo quebra normalmente faz um furo no isolamento devido o mal contato gerar faíscas.
4. Sintoma
Pergunte para o dono do equipamento qual foi o sintoma apresentado, muitas vezes nem tem defeito, apenas o dono não sabe usar ou desconhece uma função, como por exemplo funções DJ e efeitos de áudio em quipamento de som.
5. Orçamento pela foto
Não faça orçamento pela foto, porque você vai se comprometer com um valor e depois vai descobrir que o conserto vai custar mais caro isso traz desentendimento entre o técnico e cliente.

Que essas dicas te ajudem em seus consertos diários.




Comentários